Schedule: Seg - Sex - 7:30 - 18:00, Sábado - 7:30 - 12:00
BLOG MEDCOR

30 ANOS CUIDANDO DO SEU CORAÇÃO

Post Medcor

A Saga das Estatinas: Mocinhas ou Vilãs?

Por : on : 19 de outubro de 2016 comentários : (Comentários desativados em A Saga das Estatinas: Mocinhas ou Vilãs?)

Os principais medicamentos usados para controlar o Colesterol, classe das chamadas Estatinas, são utilizados há muitos anos e com milhares de estudos realizados no mundo todo demonstrando benefício em reduzir Infarto do Miocárdio, Acidente Vascular Cerebral ou “Derrames”, Insuficiência Arterial Periférica (evitando tromboses, amputações e entupimento das carótidas) e inclusive com redução de Mortes.

Porém, nos últimos anos, alguns profissionais do Brasil e outros países tem insistido muito que são drogas plantadas pelos laboratórios por motivos comerciais, que provocam o Diabetes, aumentam chances de cânceres,  além de problemas em fígado e músculos. A meu ver, apesar de alguns destes possuirem ótima formação médica e científica, querem obter exposição na  mídia com estas sugestões contrárias, pois tudo que vem contra o que é feito de rotina pela imensa maioria chama sempre mais atenção.

Informo à vocês que todos estudos são realizados com comitês científicos bem estruturados, controle de segurança dos resultados e demonstração por grandes centros de pesquisa ligados às mais importantes Universidades do mundo . Sim, como todas as drogas, as Estatinas também tem efeitos colaterais, ainda que bem pequenos.

Em razão destas dúvidas plantadas nas redes sociais, milhares de pessoas com indicação destes medicamentos para reduzir chances de doenças cardiovasculares tem interrompido seu tratamento contÍnuo.

 

Recente publicação analisando inúmeros estudos comprovou a grande importância da Estatinas. Dr. Rory Collins, um dos autores da Universidade de Oxford disse em 09/08/16 que ”o número de pessoas que evitam ataques cardíacos e cerebrais com uso contínuo de Estatinas é muito maior que aqueles com algum efeito colateral”. A publicação confirma que a utilização de estatinas potentes em cerca de 10.000 pessoas durante 5 anos, pode reduzir eventos cardíacos e cerebrais em 1.000 pacientes com doenças preexistentes (LANCET).

Portanto, caros clientes e amigos, as Estatinas são SIM muito importantes para prevenção e tratamento de doenças, sendo os benefícios enormes, e malefícios como efeitos colaterais muito pouco expressivos e sem gravidade. Não deixem de tratar por conta de algo que tenham ouvido ou lido, sigam sempre orientação médica dos especialistas. 

Fique por dentro

Se inscreva em nossa lista de email

Comments

comments

Dr. Paulo Bertini

autor

Todos os posts

AGENDAMENTO ONLINE

Faça o agendamento da sua consulta online e economize tempo.

Fique por dentro
da Medcor

Se inscreva em nossa newsletter para receber novidades e dicas.