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A COR DO ALIMENTO FAZ A DIFERENÇA

Por : on : 17 de agosto de 2016 comentários : (Comentários desativados em A COR DO ALIMENTO FAZ A DIFERENÇA)

Separamos o que cada alimento faz e contribue para a sua saúde. Muitas vezes não sabemos as propriedades de cada alimento e seus benefícios. Lembre-se sempre de procurar um profissional para mudanças drásticas em sua dieta.

As cores dos alimentos são determinadas pela presença dos pigmentos coloridos.

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ALIMENTOS MARRONS

As fibras e vitaminas dos complexos B e E são encontradas principalmente nas nozes, aveia, castanhas e cereais integrais, que por sua vez têm uma cor marrom. Tais substâncias e nutrientes têm importância vital no organismo, agindo da seguinte forma:

  1. Melhoram o funcionamento do intestino;
  2. Combatem a ansiedade e a depressão;
  3. Previnem o câncer e as doenças cardiovasculares

 

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ALIMENTOS VERMELHOS

O licopeno é uma substância que age como antioxidante e é responsável pela cor vermelha do morango, tomate, melancia, caqui, goiaba vermelha, framboesa, cereja, etc.

Mais recentemente, o licopeno foi apontado como um eficaz protetor contra o aparecimento de câncer de próstata. Os alimentos vermelhos contêm ainda antocianina – que estimula a circulação sanguínea.

 

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ALIMENTOS BRANCOS

Os alimentos de cor branca como o leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelos e banana são as melhores fontes de cálcio e de potássio. Estes minerais são importantes para o funcionamento do organismo porque:

  1. Contribuem na formação e manutenção dos ossos;
  2. Ajudam eficazmente na regulação dos batimentos cardíacos;
  3. São fundamentais para o sistema nervoso e muscular;

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ALIMENTOS VERDES

Os alimentos de cor verde, como os vegetais folhosos, o pimentão, o salsão e as ervas contêm clorofila e vitamina A, substâncias com os seguintes efeitos:

  1. Desintoxicar as células;
  2. Inibem os radicais livres – substâncias que danificam as células e causam doenças com o passar do tempo;
  3. Têm efeito anticancerígeno e ajudam a proteger o coração;
  4. Protegem o cabelo e a pele;

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ALIMENTOS AMARELOS E ALARANJADOS

O mamão, a cenoura, a manga, a laranja, o pêssego e o damasco são alimentos ricos em vitamina B3 e ácido clorogênico. São substâncias que mantêm o sistema nervoso saudável e ajudam a prevenir o câncer de mama. Para completar, eles também possuem betacaroteno, um antioxidante que ajuda a proteger o coração.

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ALIMENTOS AZULADOS E ARROXEADOS

Os alimentos azulados e arroxeados como a uva, a ameixa, o figo, a beterraba, e também o repolho-roxo contêm ácido elágico, substância que:

  1. Retarda o envelhecimento;
  2. Neutraliza as substâncias cancerígenas, antes mesmo de alterar o código genético;

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